segunda-feira, 1 de agosto de 2011

APRESENTAÇÃO DA MARCA E DO VINHO DA QUINTA DO CONVENTO DE DE ANCEDE

Foi na abertura oficial do Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno que o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro apresentou a marca e o vinho da Quinta do Convento de Ancede.
"Lagar do Convento"

O projecto de requalificação agrícola da Quinta do Convento de Ancede, em Baião, iniciado em Fevereiro de 2011 pela Câmara Municipal de Baião, pretende contribuir para tornar aquele espaço com 4,2 hectares de extensão numa quinta sustentável. Dinamizar a produção agrícola naquele local com tradições rurais centenárias e contribuir para "uma nova visão sobre a agricultura", são os objectivos da Câmara Municipal de Baião. O último passo deste projecto, com horizonte de três anos, é a certificação da produção agrícola e a criação da marca "Baião - Vida Natural".
Com o apoio da Junta de Freguesia de Ancede, a Câmara Municipal procedeu-se à limpeza da quinta e introduziu técnicas agrícolas modernas. Foi feita a renovação da vinha e das árvores de citrinos, ao passo que a produção horto-frotícula continua a ser uma aposta.
A Quinta do Convento de Ancede integra um complexo arquitectónico cujas origens remontam ao século XII. Durante vários séculos este mosteiro deteve um considerável património fundiário ligado à produção vinícola, o que lhe permitiu beneficiar de grande poder económico. Actualmente, e desde 1985, o convento é pertença da Câmara Municipal de Baião.
Em 2010 a exploração agrícola na Quinta do Convento de Ancede esteve a cargo da Junta de Freguesia local. Das colheitas resultaram 2500 litros de vinho verde, duas toneladas de batata e de cereja e meia tonelada de produtos hortícolas.

Fonte: CM.Baião

Sem comentários:

Enviar um comentário